Friday 18 July 2008

Menace II Society

Crítica

Passado em 93, Menace to Society é uma 'tale' urbana que retracta na perfeição as repercussões deixadas pelas décadas 60 e 70 nos subúrbios dos Estados Unidos. O filme espelha o dia-a-dia de Caine, um jovem americano de descendência africana. Caine atravessa um fase de alguma controvérsia procurando desenvolver o seu estatuto na comunidade. Allen/Albert Hughes conseguiram transparecer perfeitamente o nível de segregação e o estatuto do ‘african american’ na sociedade norte americana. Isto tudo recheado com um profundo melodrama que envolve o espectador na integra, ainda assim priorizando a consciencialização para com estes problemas. Nem por isso deixando de criar uma atmosfera cativante, dando grande ênfase ao constante ambiente hostil.


Elenco

Em termos de performances o filme contou com um cast bastante vasto, tendo como referencias Caine protagonizado por Tyrin Turner. Uma protagonização bastante convincente que por consequência ajudou a divulgar o actor na industria. Há que mencionar também as interpretações de Pinkett Simth, actriz que interpretou Ronnie num papel impressionante. Menace contou também com aparicões de vários nomes ao longo do filme. Os rapper Too short e Mc Eiht como também S. L. Jackson. Tendo como curiosidade o facto de Tupac ter agredido Allen Hughes após este ter retirado Tupac do elenco.

Background

Menace to Society ao mesmo tempo com o épico ‘Boyz in the Hood’ vieram a divulgar um novo género de filme, hoje cada vez mais comum. Hood Films! Não sendo os pioneiros no género, mas sem dúvida catapultara-no para a fama.

Números Box Office

Segundo os números do Box Office, Menace II Society arrecadou um gross de cerca de 27 milhões na América. Lucro razoável tendo em conta os 3 milhões gastos no orçamento, ainda assim bastante humilde salientando a qualidade. Sem dúvida o melhor no genero, até hoje feito.

Épico, aconselho vivamente.



No comments: